Bomba d'água

Assuntos específicos relacionados ao sistema de ar e arrefecimento.
Jose JJ
Membro Class (Ní­vel 5)
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza SLE
Motor: 2.0
Ano: 1988
Combustível:: Etanol
Injeção: MPFi

Re: Bomba d'água

Mensagem não lida por Jose JJ »

Desculpa mais uma dúvida (só mais uma): acabei de ver aqui no tutorial de troca da correia dentada que tem que após toda a montagem é só girar a bomba d'água pra tencionar a correia. mas eu não tenho a chave especial pra isso :? e tem como mesmo girar a bomba d'água depois dos parafusos já estarem apertados?? :smt017
Antes eu era feio, agora tenho um MONZA
Carlos A. Freire
MODERADOR
Modelo: Monza GLS
Ano: 1996
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Mensagem não lida por Carlos A. Freire »

Com os três parafusos apertados, nem com a chave correta. Tem que soltar os três parafusos de fixação da bomba d'água, para poder ajustar e tensionar a correia. Se seu Monza já tiver o tensionador, usa-se o furo das duas partes do tensionador para tensionar corretamente a correia. Se seu Monza ainda não tiver o tensionador, usa-se uma ferramenta específica, e na falta dessa ferramenta, a tensão não pode exceder ao movimento de 1cm apertando no meio da correia, entre as polias.

Sem a ferramenta para movimentar a bomba d'água, pode se usar uma outra chave, porém a dificuldade será de que essa ferramenta entre no sextavado da bomba d'água, com a chapa de proteção traseira.

Abs,

Carlos Freire
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
São Paulo-SP
Jose JJ
Membro Class (Ní­vel 5)

Entendi, meu monza tem um tencionador, mas ele parece não ser ajustável. O problema de soltar ou apertar os parafusos com tudo montado é que a polia do virabrequim "esconde". A f o parafuso de baixo da bomba d'água. A folga que ficou na correia, faz um lado encostar no outro. :smt011
Carlos A. Freire
MODERADOR

Se seu Monza tem o tensionador, já é como os modelos de 1989 até 1995. Somente os modelos de 1996 é que o tensionador faz a tensão na correia, além da bomba d'água. Nos modelos 96, pode se deixar a bomba d'água fixa e ajustar o tensionador pela marcação do ponteiro do componente para situação de correia nova ou usada.
Nos modelos anteriores, não tem jeito, tem que girar a bomba d'água para melhor tensionamento da correia dentada, usando os furos do tensionador para referência em tensão de correia nova ou correia usada.

Abs,

Carlos Freire
São Paulo-SP
Jose JJ
Membro Class (Ní­vel 5)

Entendi. Muito obrigado pela atenção professor, e principalmente pela paciência. Amanhã de manhã já vou continuar mexendo no carro e assim que terminar ja posto o resultado. Obrigadão mesmo. :smt023
Abraço.
Jose JJ
Membro Class (Ní­vel 5)

Amigos só finalizando o assunto, já troquei a bomba d'água e coloquei o motor no ponto com a correia dentada bem esticadinha :D . Venho andando e testando o carro e ficou muito show de bola: não vaza nem baixa o nivel da água, o carro ficou bem no pronto e a bomba d'água ficou muito boa mesmo, pois agora demora até mais tempo pra fazer o carro esquentar na hora de sair e a temperatura na rodovia não sai do azul e mesmo quando estou no transito ela demora pra chegar até a marca do meio. 8)
Muito obrigado ao Professor Carlos e aos amigos que ajudaram nesse novo aprendizado. :smt023
Abraço.
Carlos A. Freire
MODERADOR

a bomba d'água ficou muito boa mesmo, pois agora demora até mais tempo pra fazer o carro esquentar na hora de sair e a temperatura na rodovia não sai do azul e mesmo quando estou no transito ela demora pra chegar até a marca do meio
Isso é um defeito! Em geral provocado pela válvula termostática, que deixou de cumprir sua função.

Abs,

Carlos Freire
São Paulo-SP
Jose JJ
Membro Class (Ní­vel 5)

Ah sim professor, meu Monza já veio sem a VT, mas antes como a bomba vazava ele esquentava rápido e a temperatura tbm subia mais que o normal. Colocar a VT será o próximo serviço.. :D
Abraço.
Responder