Motor de partida ou?

Assuntos de mecânica e manutenção não abordados nos fóruns abaixo.
Cheistopherdomonza
Membro SL (Ní­vel 1)
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1994
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Motor de partida ou?

Mensagem não lida por Cheistopherdomonza »

Boa noite.
O meu Monza está ficando lindo de mecânica. Aos poucos estou consertando ele.
O último sintoma ruim era o VSS e agora está legal.
O que acontece é que está surgindo um sintoma estranho. A minha bateria é nova, mas as vezes quando vou ligar ele faz um barulho com se o motor tivesse com dificuldade de dar o primeiro giro… um som meio de motor cansado. Eu estou muito confiante que deva ser o motor de partida, pq desde quando peguei esse carro não troquei e já são 3 anos e muito antes de pega-lo já não tinham feito revisão da peça. Ele faz algo semelhante a 3 tentativas de giro, como se o motor tivesse cansado “unhé unhé unhé” “urum urum urum” (som do motor girando pesado) ai liga rapidão e funciona perfeitamente em marcha lenta. Esse sintoma é intermitente. Seja com motor frio ou quente.
Eu meio que descarto a bateria pq ela não tem nem um ano de uso e sei quando ela está descarregada, o barulho que faz.
Cheistopherdomonza
Membro SL (Ní­vel 1)
Ano: 1994

Re: Motor de partida ou?

Mensagem não lida por Cheistopherdomonza »

Outra coisa também. Agora que a lenta está bonita funcionando perfeito (até testei na rodovia ), ele está redondo respondendo bem ao pisar, na freiada mantém o giro não apaga nem nada. Mas aconteceu que eu fui estacionar na frente de casa para abrir o portão ele apagou do nada, sem diminuir aceleração nem nada do tipo, apenas apagou mesmo. Aconteceu duas vezes desde que troquei o VSS. Eu sei que não é ele pq qdo era ele, oscilava giro e ia apagando ou nas lombadas e etc... Agora apagou do nada msm.
Carlos A. Freire
MODERADOR
Ano: 1996

Mensagem não lida por Carlos A. Freire »

Cheistopherdomonza escreveu: 21 Set 2025, 20:05 Boa noite.
O meu Monza está ficando lindo de mecânica. Aos poucos estou consertando ele.
O último sintoma ruim era o VSS e agora está legal.
O que acontece é que está surgindo um sintoma estranho. A minha bateria é nova, mas as vezes quando vou ligar ele faz um barulho com se o motor tivesse com dificuldade de dar o primeiro giro… um som meio de motor cansado. Eu estou muito confiante que deva ser o motor de partida, pq desde quando peguei esse carro não troquei e já são 3 anos e muito antes de pega-lo já não tinham feito revisão da peça. Ele faz algo semelhante a 3 tentativas de giro, como se o motor tivesse cansado “unhé unhé unhé” “urum urum urum” (som do motor girando pesado) ai liga rapidão e funciona perfeitamente em marcha lenta. Esse sintoma é intermitente. Seja com motor frio ou quente.
Eu meio que descarto a bateria pq ela não tem nem um ano de uso e sei quando ela está descarregada, o barulho que faz.
Bom dia.

Fica complicado analisar esse defeito de barulho na partida, sem ouvir esse barulho. Se puder postar um vídeo do ruído isso ajudaria.
Entendo que o barulho seria de algo como ferro roçando em ferro, que seria sintoma do "Bendix" do motor de arranque com defeito.
A bateria fraca deixaria o motor girando lento na partida ou dando uns tec, tec,tec... ao acionar o motor de partida.
Já o motor de partida com defeito, os mais comuns são: pode girar lento, não girar ao ser acionado e fazer o barulho do "Bendix" patinando.

Abs,

Carlos Freire
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
São Paulo-SP
Carlos A. Freire
MODERADOR
Ano: 1996

Mensagem não lida por Carlos A. Freire »

Cheistopherdomonza escreveu: 21 Set 2025, 20:17 Outra coisa também. Agora que a lenta está bonita funcionando perfeito (até testei na rodovia ), ele está redondo respondendo bem ao pisar, na freiada mantém o giro não apaga nem nada. Mas aconteceu que eu fui estacionar na frente de casa para abrir o portão ele apagou do nada, sem diminuir aceleração nem nada do tipo, apenas apagou mesmo. Aconteceu duas vezes desde que troquei o VSS. Eu sei que não é ele pq qdo era ele, oscilava giro e ia apagando ou nas lombadas e etc... Agora apagou do nada msm.
Esse sintoma de motor apagar ao parar, embora seja um dos sintoma de mau funcionamento do sensor de velocidade VSS, não podemos confirmar sem os devidos testes.
Lembro de ter problema elétrico com mau funcionamento do VSS se ligar o conta giros ou coisa parecida.
Recomendo que resolva todos os problemas elétricos desse carro, a fim de todos sensores e atuadores possam funcionar corretamente.

Abs,

Carlos Freire
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
São Paulo-SP
Responder