Marea Turbo 2.0 20v - Malagoli

Assuntos específicos relacionados a outras marcas e veículos.
Marchiori
Membro GLS (Ní­vel 6)
Estado: Santa Catarina-SC
Modelo: Monza SLE
Motor: 2.0
Ano: 1991
Combustível:: Gasolina

Re: Marea Turbo 2.0 20v - Malagoli

Mensagem não lida por Marchiori »

José Leal escreveu: Marchiori, sobre o Corcel, esses primeiros vinham com motor 1.3, se não me engano. Esse motor deve ter muita margem para melhoras e só por usar corrente de comando, já é uma grande vantagem.
Isto mesmo Zé, motor 1.3. Só que tem uma turbina pendurada enchendo "1 barzinho" :mrgreen:
vrsilva
Membro Hi-Tech (Ní­vel 10)
Modelo: - SELECIONE --------

Mensagem não lida por vrsilva »

José Leal escreveu:vrsilva, eu estou falando de carros originais. Certamente esse Celta não deve ter motor 1.0.
Que nada Procura no Youtube que voce acha ele, motor original 1.0 mesmo... só que tem um blower e uma turbina sómente... HAHAHA!!! AAhhh e um eixo autoblocante.... entra no youtube que voce ve os detalhes...
Vinícius Ribeiro - Mecatronico.
EX - Monza GLS 93/94 2.0 E.F.I Alcool verde vivaldi.
Monza GLS 94/95 2.0 E.F.I Alcool Cinza Bartok 116cv.
500EF
MODERADOR
Estado: Minas Gerais-MG
Modelo: Monza 500 EF
Ano: 1990
Combustível:: Etanol
Injeção: MPFi

Mensagem não lida por 500EF »

Malagoli escreveu: Tudo muito bem e em ordem, exceto que queimei a Junta de Escapamento. Turbina cheia = Diversão, mas pelo aumento excessivo de temperatura no escape, alguns probleminhas assim acontecem, kkkkkkkk
Conterrâneo, como seu carro está original, isso não deveria ter acontecido.

Se estivesse rodando com mais pressão, chip, etc., poderia justificar...

Procure a causa (pode ter sido até falta de aperto no coletor... alguém já mexeu nele?).
Eduardo Rettore
Monza Classic 500 EF - 2.0i MPFi
Turbo@ 1 bar-Legalizado.
Malagoli
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Modelo: Não tenho Monza :(
Ano: 1995

Mensagem não lida por Malagoli »

Edu, com certeza não foi só culpa minha... esse carro de 2009 até quando comprei estava sendo mantido em oficina de "APzeiros", nesse tempo aí colocaram muita coisa no carro que realmente não prestava.. as velas por exemplo, eram de Palio.. coisa ridícula pra um carro deste!

Com relação ao coletor e turbina, bom, esse carro já teve a turbina substituída, em 2010, quando estava com 86.000 km. O Escape foi todo refeito em 2,5" quando trocaram a turbina... provavelmente nessa mechida, devem ter mechido no coletor e na hora de montarem não aplicaram o torque correto.. só pode.

Eu não mechi ainda. Raras vezes, quando frio, ele está fazendo barulho. Isso aconteceu apenas 3 vezes... então não parei pra mecher ainda. Acho que nem vai precisar de trocar a junta não, talvez só um re-aperto deixa tudo no jeitinho.

Também tenho que fazer coisas mais importantes antes.. minha bomba de combustível não está legal.. de bota socada em 3ª, 4ª e 5ª, ela está dando umas engasgadas depois dos 5000rpm, sendo que sem engasgar e levando até corte de giro, só de 1ª e 2ª mesmo... sei não, deve ser falta, já que o Hallmeter também não está marcando rica nas situações que "engasga".

Mês de Junho eu iria viajar nesse carro para o Chile, mas como todo mundo deu pra trás e eu irei fazer a viagem sozinho, estarei indo de avião (Sai muito mais em conta) .. então só quando voltar irei mecher no carro de novo. Aí vem Bomba nova e Chip.

Ah... sabe se a Motorforte está aberta de novo, e se por acaso eles mechem com Marea? Meu carro vai precisar de um bom acerto depois de arrumar tudo .. rs

Algumas fotos atualizadas do bicho de estimação que tirei esse fim de semana... agora sem Film e as rodinhas da turbo que eu já havia mencionado antes.. :D !

Imagem

Imagem

Imagem

Bom, falta mecher em algumas coisinhas sim... e como Marea não tem nada de barato (Ao menos as peças de boa qualidade), agente vai fazendo sempre aos poucos! Por em quanto esse carro está saindo por 17.700,00, ou seja, está quase no jeito e ainda faltam 2.000,00 pra chegar ao valor de tabela. :smt020

Abraço galera!
Vectra A CD 1994 / Astra SW GLS 1995

Meu Instagram: www.instagram.com/rafa_malagoli/
Project Vectra A: www.instagram.com/opelvectra2000/
Project Astra SW: www.instagram.com/astrafcaravan/
500EF
MODERADOR
Modelo: Monza 500 EF
Ano: 1990

Mensagem não lida por 500EF »

Malagoli escreveu:Edu, com certeza não foi só culpa minha... esse carro de 2009 até quando comprei estava sendo mantido em oficina de "APzeiros", nesse tempo aí colocaram muita coisa no carro que realmente não prestava.. as velas por exemplo, eram de Palio.. coisa ridícula pra um carro deste!

Com relação ao coletor e turbina, bom, esse carro já teve a turbina substituída, em 2010, quando estava com 86.000 km. O Escape foi todo refeito em 2,5" quando trocaram a turbina... provavelmente nessa mechida, devem ter mechido no coletor e na hora de montarem não aplicaram o torque correto.. só pode.

Eu não mechi ainda. Raras vezes, quando frio, ele está fazendo barulho. Isso aconteceu apenas 3 vezes... então não parei pra mecher ainda. Acho que nem vai precisar de trocar a junta não, talvez só um re-aperto deixa tudo no jeitinho.
Pode ser isso mesmo. Mas é bom conferir direitinho.

Se estiver vazando, sai muito calor por ali e pode acabar derretendo alguma coisa que fique próxima...

Guardadas as devidas proporções, dá uma olhada na lingua de fogo que saiu do coletor deste motor, quando colocaram carga (aos 2 minutos dá para ver bem):
http://www.youtube.com/watch?feature=pl ... utkoej5A4s
Também tenho que fazer coisas mais importantes antes.. minha bomba de combustível não está legal.. de bota socada em 3ª, 4ª e 5ª, ela está dando umas engasgadas depois dos 5000rpm, sendo que sem engasgar e levando até corte de giro, só de 1ª e 2ª mesmo... sei não, deve ser falta, já que o Hallmeter também não está marcando rica nas situações que "engasga".
Só para ter certeza, desligue o hall e ligue um multímetro na sonda. Tem hallmeter que dá diferença muito grande na leitura...
Mês de Junho eu iria viajar nesse carro para o Chile, mas como todo mundo deu pra trás e eu irei fazer a viagem sozinho, estarei indo de avião (Sai muito mais em conta) .. então só quando voltar irei mecher no carro de novo. Aí vem Bomba nova e Chip.
Cuidado com esse negócio de chip... Se subir pressão e não alimentar direito (e normalmente não tem folga nos bicos para isso), o prejuízo é grande...
Ah... sabe se a Motorforte está aberta de novo, e se por acaso eles mechem com Marea? Meu carro vai precisar de um bom acerto depois de arrumar tudo .. rs
Depois que voltar de viagem, dê uma ligada lá. Ele está mexendo com outras coisas agora e está pegando um carro por vez para fazer...
Eduardo Rettore
Monza Classic 500 EF - 2.0i MPFi
Turbo@ 1 bar-Legalizado.
Malagoli
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Modelo: Não tenho Monza :(
Ano: 1995

Mensagem não lida por Malagoli »

Orrrrrra.... agora que já viajei e descansei bastante, está na hora de voltar as atenções pra minha "cria", kkk

De começo, quero uma sugestão do pessoal.

É o seguinte... O Uno R está sendo muito utilizado na empresa, muito funcionário saindo no carro, em fim, sabem como é né? Está mais pra lá do que pra cá. Ele nunca foi totalmente meu, e no fim deste mês será 100% da empresa, uma vez que meu pai está comprando a minha parte do carrinho. Motivo: Irei comprar um carro simples de manutenção, e barato, pra mim rodar.

Trabalhar no Marea não dá mais. 60km / dia no sufoco do trânsito de BH com um Marea Turbo cujas peças estão a cada dia mais difíceis de encontrar, é um tantinho complicado. Aí, depois de dar uma sondada rápida na Internet me veio a seguinte ideia:

http://www.seminovosbh.com.br/veiculo/codigo/301106

Monza Hatch 83 Gasolina, 1.8. Terceiro dono, proprietário a 7 anos, e parece bem conservado, acima da média ao menos.. ao jugar pelo alinhamento da carroceria e parachoques, acho que topo o carrinho! Ainda mais pelo preço, que me agrada bastante.

A questão é...... Até que ponto estes GM Fase 1, da forma mais regulada possível, podem ser "econômicos"? Meu Monza 1.8 Alcool (Fase 2, Brosol 2E) fazia "belos" 4,5 / Litro na cidade, com carburador basicamente novo e mecânica toda no ponto... pra quem roda como eu, é impossível. O Marea tem a manutenção cara, mas ao menos dá 8 por litro tranquilamente, kkkk

A ideia é pegar um Monzinha de novo, por que o valor de mercado está dentro do que pretendo pagar. Primeira coisa a fazer, dar uma mechidinha na mecânica pra rodar tranquilo e deixar o consumo dentro de algo tolerável, de preferência na mesma média do Marea ao menos na cidade, e, com o passar do tempo, ir "restaurando" o bichinho.

Eu sempre agradei dos Hatches....

Aguardo sugestões pessoal! :smt023
Vectra A CD 1994 / Astra SW GLS 1995

Meu Instagram: www.instagram.com/rafa_malagoli/
Project Vectra A: www.instagram.com/opelvectra2000/
Project Astra SW: www.instagram.com/astrafcaravan/
Diego Paiva
MODERADOR
Estado: Ceará-CE
Modelo: Monza GLS
Ano: 1996
Injeção: EFi

Mensagem não lida por Diego Paiva »

Malagoli... teu ex-monza tinha algo errado... podia ser no motor, ou entre o banco e o volante, brincadeira!!!!!!!!!!!!!!

Mas o do Ciro, 2.0... álcool, com ar e DH, faz uns 5 com o ar ligado!!!
Monza GLS 96/96 - Verde Rousseau - COMPLETO
Omega CD 4.1 98/98 - Preto Liszt - COMPLETO + Teto Solar
Opala Diplomata SE - 91/91 - Vermelho Ciprius - COMPLETO
Ex-Monza Classic SE 92/92 - Vermelho Ciprius - COMPLETO
Ex-Opala Comodoro SL/E 90/90 - Cinza Berílio - COMPLETO
luiz sle
Monza-Man (Nível 11)
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza S/R
Ano: 1988
Injeção: Carburador

Mensagem não lida por luiz sle »

O SL/E 86 do meu pai usa motor Fase I 1.8 à álcool com carburador simples. É bastante econômico e não anda mal, mas nem se compara com o 2.0 fase II, tanto em maciez e ruídos. O Fase I é "aspero", meio quadrado, mas muito econômico quando bem acertado. O do meu pai faz 7 na cidade, e 12 na estrada com pé no fundo o tempo todo, deve fazer lá seus 13~14 a 80~100 por hora. Mas eu iria de Corsinha pro dia-a-dia, peças baratas, fácil de achar pois ainda são fabricadas, pequeno, fraco e econômiquiíssimo. hehehe

Abraço.
Monza, a relação do homem e a máquina.

Ex: Monza SL/E 1986
Atual: Monza S/R 1988
Monza 500EF 1990
Polo TSi 2019
Up! TSi 2020
Responder