como reforçar o aterramento do painel

Assuntos específicos relacionados à parte elétrica, ignição e iluminação.
caramaneiro1
Membro Class (Ní­vel 5)
Estado: Rio de Janeiro-RJ
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1995
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: como reforçar o aterramento do painel

Mensagem não lida por caramaneiro1 »

a Mediçao ficou o seguinte:

Bateria = 12,4 v
alternador na lenta =14,1v
ligando o carro deferença de =0,2v
com tudo ligado e motor quente diferença de 0,5v

Concluo portanto, que o aterramento deve estar bom, o problema deve esta la no painel mesmo!!!!!

Fiz outro teste, retirei o chicote das lanternas e pisei no freio, mesmo assim deu queda na luz do painel e do relogio l!!!

O que vcs sugerem??? retirar o painel fora?
GUARDIÕES DOS OCEANOS ---> SEA SHEPHERD!!!
Carlos A. Freire
MODERADOR
Estado: São Paulo-SP
Ano: 1996

Mensagem não lida por Carlos A. Freire »

Não é assim que se faz medições elétricas em aterramentos e chicotes. Desta forma pode não vai pegar os erros que possam acontecer e vai pensar que esta parte de cabos de aterramentos e, o chicote positivo estão em ordem.
Use a ferramenta de pesquisa deste fórum para encontrar essas informações onde tem até vídeos para facilitar o entendimento.

Abs,

Carlos Freire
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
São Paulo-SP
caramaneiro1
Membro Class (Ní­vel 5)

waldir escreveu:
caramaneiro1 escreveu: Considerando o título da mensagem: reforço do aterramento do painel
Vc tem que quebrar os ovos para fazer o omelete, isto é, tirar o ovo de dentro da casca, que é, tirar o painel para examinar e até fazer um reforço no fio negativo do painel,(se for o caso), após examinar onde a distribuição do negativo se inicia ( no terminal 1)... se ali estiver oxidado compromete o resto do painel.

Conforme o Carlos escreveu: só inspeção visual é 50% do problema resolvido. Os outros 50% dependem de medições de resistências dos fios e nos terminais aparafusados na massa.

Pode colocar trocentos reforços laterais de nada adiantarão se o fio dedicado e alimentador negativo do painel, do sensor, da lâmpada, etc estiver deficiente o problema continuará.
Pelo jeito vou ter que retirar o painel para resolver esse problema!!! Mas quero adiantar algumas coisas, para assim que mexer resolver isso no menor tempo possível e da forma mais segura!! vamos as duvidas:

1-Para limpar as trilhas do circuito, posso usar o limpa contato ou uso a borracha?
2-Li num tópico, que se houver trilha rompida, tenho que tomar cuidado na hora de soldar, pois pode ter outra trilha no verso (ilhós)?
3-Preciso mexer naquela porca, do voltimetro??
4-Nos aterramentos, Devo lixar a lataria onde o fio é preso? e qual fio, do chicote pegar para reforçar o aterramento?? ( já que vou ter que chegar até ali, o negocio e reforçar tbm)
waldir
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Combustível:: Etanol

Mensagem não lida por waldir »

Caramaneiro,

vide tópico:
viewtopic.php?f=15&t=30787#p377338

Imagem
4-Nos aterramentos, Devo lixar a lataria onde o fio é preso? e qual fio, do chicote pegar para reforçar o aterramento?? ( já que vou ter que chegar até ali, o negocio e reforçar tbm)
Se tiver oxidado é preciso lixar a lata no ponto de fixação do parafuso, arruelas, terminais etc

O fio do chicote que "pode" ser reforçado(se necessário) é o que entra na posição 1 do diagrama (marrom) siga pela cor onde corre o negativo e veja também o positivo que no diagrama está em preto onde ele apresenta 12V

Tenha em mente que todo fio marrom é negativo/aterrado e está ligado em algum ponto da lataria. [ o pulso negativo fornecido pela UCE tem outra cor, amarelo por exemplo do shif light]
MONZA - GLS 95 2.0 EFI - Alcool - Vermelho Goya
caramaneiro1
Membro Class (Ní­vel 5)

Obrigado pelo esquema Waldir, ficou bem explicado.

Só de lembrar em tirar aquele cabo do velocimetro ja fico tenso, já que nao posso ficar forçando o acrilico!!!realmente soltando o cabo la na frente facilitou bastante pra mim da ultima vez, mas aquela trava que prende ele no painel é muito enjoada!!
caramaneiro1
Membro Class (Ní­vel 5)

Galera, preciso da ajuda preciosa de voces, retirei o painel, segue as fotos:

nessa imagem vejo os 4 fios aterrado , nao estao oxidados ou soltos, com eu já esperava!!
Imagem
Imagem

O circuito me parece estar, com as trilhas boas!!
Imagem

talvez essa trilha em volta do soquete de iluminaçao esteje danificada, mas como uso iluminaçao com lampada neon ,acho que nao atrapalha em nada o voltimetro
Imagem

a trilha que passa em cima do voltimetro esta um pouco suja, justamente a trilha numero 1-terra ( vou limpar)
Imagem

Imagem

vou testar tbm pra ver se chega 12v no chicote, Me ajudem alem de limpar, e reforçar o terra tem mais algo que eu possa fazer, para o ponteiro parar de dar os repiques e marcar os 14v correto ja que ele fica abaixo do meio?
rodrigoschneider
Membro SL/E (Ní­vel 3)
Modelo: - SELECIONE --------

Mensagem não lida por rodrigoschneider »

o voltimetro marcando menos que a metade eh um defeitinho no relogio mesmo
tem que trocar o diodo que tem nele.....
Imagem
waldir
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Combustível:: Etanol

Mensagem não lida por waldir »

Caramaneiro,

A minha sugestão é energizar o conector 12 e o conector 1 através de uma bateria e isto pode ser feito com garrinhas

e depois com um multímetro ou lâmpada de polarização verificar se chega 12 V e Terra nos olhais onde são encaixadas as lampadinhas.

Com cuidado vc também pode conferir como se comporta o conector de 12 posições.

Dê a partida e meça a voltagem no conector acionando o que tem que ser acionado e que faz piscar as luzes (cuidado para não dar curto com a lataria. Ponha um protetivo isolante para evitar o curto.

Todas informações do que é o que estão no diagrama que enviei em mensagens anteriores.

Estudo, calma, paciência, multímetro e ou lâmpada de polarização vão levá-lo a solução.

Reveja a solda que foi feita no olhal (foto que vc postou)
Editado pela última vez por waldir em 25 Jul 2014, 07:57, em um total de 1 vez.
MONZA - GLS 95 2.0 EFI - Alcool - Vermelho Goya
Responder