como reforçar o aterramento do painel

Assuntos específicos relacionados à parte elétrica, ignição e iluminação.
caramaneiro1
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Re: como reforçar o aterramento do painel

Mensagem não lida por caramaneiro1 »

a Mediçao ficou o seguinte:

Bateria = 12,4 v
alternador na lenta =14,1v
ligando o carro deferença de =0,2v
com tudo ligado e motor quente diferença de 0,5v

Concluo portanto, que o aterramento deve estar bom, o problema deve esta la no painel mesmo!!!!!

Fiz outro teste, retirei o chicote das lanternas e pisei no freio, mesmo assim deu queda na luz do painel e do relogio l!!!

O que vcs sugerem??? retirar o painel fora?
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Carlos A. Freire
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Re: como reforçar o aterramento do painel

Mensagem não lida por Carlos A. Freire »

Não é assim que se faz medições elétricas em aterramentos e chicotes. Desta forma pode não vai pegar os erros que possam acontecer e vai pensar que esta parte de cabos de aterramentos e, o chicote positivo estão em ordem.
Use a ferramenta de pesquisa deste fórum para encontrar essas informações onde tem até vídeos para facilitar o entendimento.

Abs,

Carlos Freire
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caramaneiro1
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Re: como reforçar o aterramento do painel

Mensagem não lida por caramaneiro1 »

waldir escreveu:
caramaneiro1 escreveu: Considerando o título da mensagem: reforço do aterramento do painel
Vc tem que quebrar os ovos para fazer o omelete, isto é, tirar o ovo de dentro da casca, que é, tirar o painel para examinar e até fazer um reforço no fio negativo do painel,(se for o caso), após examinar onde a distribuição do negativo se inicia ( no terminal 1)... se ali estiver oxidado compromete o resto do painel.

Conforme o Carlos escreveu: só inspeção visual é 50% do problema resolvido. Os outros 50% dependem de medições de resistências dos fios e nos terminais aparafusados na massa.

Pode colocar trocentos reforços laterais de nada adiantarão se o fio dedicado e alimentador negativo do painel, do sensor, da lâmpada, etc estiver deficiente o problema continuará.
Pelo jeito vou ter que retirar o painel para resolver esse problema!!! Mas quero adiantar algumas coisas, para assim que mexer resolver isso no menor tempo possível e da forma mais segura!! vamos as duvidas:

1-Para limpar as trilhas do circuito, posso usar o limpa contato ou uso a borracha?
2-Li num tópico, que se houver trilha rompida, tenho que tomar cuidado na hora de soldar, pois pode ter outra trilha no verso (ilhós)?
3-Preciso mexer naquela porca, do voltimetro??
4-Nos aterramentos, Devo lixar a lataria onde o fio é preso? e qual fio, do chicote pegar para reforçar o aterramento?? ( já que vou ter que chegar até ali, o negocio e reforçar tbm)
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waldir
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Re: como reforçar o aterramento do painel

Mensagem não lida por waldir »

Caramaneiro,

vide tópico:
viewtopic.php?f=15&t=30787#p377338

Imagem
4-Nos aterramentos, Devo lixar a lataria onde o fio é preso? e qual fio, do chicote pegar para reforçar o aterramento?? ( já que vou ter que chegar até ali, o negocio e reforçar tbm)
Se tiver oxidado é preciso lixar a lata no ponto de fixação do parafuso, arruelas, terminais etc

O fio do chicote que "pode" ser reforçado(se necessário) é o que entra na posição 1 do diagrama (marrom) siga pela cor onde corre o negativo e veja também o positivo que no diagrama está em preto onde ele apresenta 12V

Tenha em mente que todo fio marrom é negativo/aterrado e está ligado em algum ponto da lataria. [ o pulso negativo fornecido pela UCE tem outra cor, amarelo por exemplo do shif light]
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Re: como reforçar o aterramento do painel

Mensagem não lida por caramaneiro1 »

Obrigado pelo esquema Waldir, ficou bem explicado.

Só de lembrar em tirar aquele cabo do velocimetro ja fico tenso, já que nao posso ficar forçando o acrilico!!!realmente soltando o cabo la na frente facilitou bastante pra mim da ultima vez, mas aquela trava que prende ele no painel é muito enjoada!!
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caramaneiro1
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Re: como reforçar o aterramento do painel

Mensagem não lida por caramaneiro1 »

Galera, preciso da ajuda preciosa de voces, retirei o painel, segue as fotos:

nessa imagem vejo os 4 fios aterrado , nao estao oxidados ou soltos, com eu já esperava!!
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O circuito me parece estar, com as trilhas boas!!
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talvez essa trilha em volta do soquete de iluminaçao esteje danificada, mas como uso iluminaçao com lampada neon ,acho que nao atrapalha em nada o voltimetro
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a trilha que passa em cima do voltimetro esta um pouco suja, justamente a trilha numero 1-terra ( vou limpar)
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vou testar tbm pra ver se chega 12v no chicote, Me ajudem alem de limpar, e reforçar o terra tem mais algo que eu possa fazer, para o ponteiro parar de dar os repiques e marcar os 14v correto ja que ele fica abaixo do meio?
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Re: como reforçar o aterramento do painel

Mensagem não lida por rodrigoschneider »

o voltimetro marcando menos que a metade eh um defeitinho no relogio mesmo
tem que trocar o diodo que tem nele.....
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waldir
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Re: como reforçar o aterramento do painel

Mensagem não lida por waldir »

Caramaneiro,

A minha sugestão é energizar o conector 12 e o conector 1 através de uma bateria e isto pode ser feito com garrinhas

e depois com um multímetro ou lâmpada de polarização verificar se chega 12 V e Terra nos olhais onde são encaixadas as lampadinhas.

Com cuidado vc também pode conferir como se comporta o conector de 12 posições.

Dê a partida e meça a voltagem no conector acionando o que tem que ser acionado e que faz piscar as luzes (cuidado para não dar curto com a lataria. Ponha um protetivo isolante para evitar o curto.

Todas informações do que é o que estão no diagrama que enviei em mensagens anteriores.

Estudo, calma, paciência, multímetro e ou lâmpada de polarização vão levá-lo a solução.

Reveja a solda que foi feita no olhal (foto que vc postou)
Editado pela última vez por waldir em 25 Jul 2014, 07:57, em um total de 1 vez.
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