como reforçar o aterramento do painel
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Re: como reforçar o aterramento do painel
a Mediçao ficou o seguinte:
Bateria = 12,4 v
alternador na lenta =14,1v
ligando o carro deferença de =0,2v
com tudo ligado e motor quente diferença de 0,5v
Concluo portanto, que o aterramento deve estar bom, o problema deve esta la no painel mesmo!!!!!
Fiz outro teste, retirei o chicote das lanternas e pisei no freio, mesmo assim deu queda na luz do painel e do relogio l!!!
O que vcs sugerem??? retirar o painel fora?
Bateria = 12,4 v
alternador na lenta =14,1v
ligando o carro deferença de =0,2v
com tudo ligado e motor quente diferença de 0,5v
Concluo portanto, que o aterramento deve estar bom, o problema deve esta la no painel mesmo!!!!!
Fiz outro teste, retirei o chicote das lanternas e pisei no freio, mesmo assim deu queda na luz do painel e do relogio l!!!
O que vcs sugerem??? retirar o painel fora?
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- Carlos A. Freire
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Re: como reforçar o aterramento do painel
Não é assim que se faz medições elétricas em aterramentos e chicotes. Desta forma pode não vai pegar os erros que possam acontecer e vai pensar que esta parte de cabos de aterramentos e, o chicote positivo estão em ordem.
Use a ferramenta de pesquisa deste fórum para encontrar essas informações onde tem até vídeos para facilitar o entendimento.
Abs,
Carlos Freire
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Abs,
Carlos Freire
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Re: como reforçar o aterramento do painel
Pelo jeito vou ter que retirar o painel para resolver esse problema!!! Mas quero adiantar algumas coisas, para assim que mexer resolver isso no menor tempo possível e da forma mais segura!! vamos as duvidas:waldir escreveu:caramaneiro1 escreveu: Considerando o título da mensagem: reforço do aterramento do painel
Vc tem que quebrar os ovos para fazer o omelete, isto é, tirar o ovo de dentro da casca, que é, tirar o painel para examinar e até fazer um reforço no fio negativo do painel,(se for o caso), após examinar onde a distribuição do negativo se inicia ( no terminal 1)... se ali estiver oxidado compromete o resto do painel.
Conforme o Carlos escreveu: só inspeção visual é 50% do problema resolvido. Os outros 50% dependem de medições de resistências dos fios e nos terminais aparafusados na massa.
Pode colocar trocentos reforços laterais de nada adiantarão se o fio dedicado e alimentador negativo do painel, do sensor, da lâmpada, etc estiver deficiente o problema continuará.
1-Para limpar as trilhas do circuito, posso usar o limpa contato ou uso a borracha?
2-Li num tópico, que se houver trilha rompida, tenho que tomar cuidado na hora de soldar, pois pode ter outra trilha no verso (ilhós)?
3-Preciso mexer naquela porca, do voltimetro??
4-Nos aterramentos, Devo lixar a lataria onde o fio é preso? e qual fio, do chicote pegar para reforçar o aterramento?? ( já que vou ter que chegar até ali, o negocio e reforçar tbm)
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- waldir
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Re: como reforçar o aterramento do painel
Caramaneiro,
vide tópico:
viewtopic.php?f=15&t=30787#p377338

O fio do chicote que "pode" ser reforçado(se necessário) é o que entra na posição 1 do diagrama (marrom) siga pela cor onde corre o negativo e veja também o positivo que no diagrama está em preto onde ele apresenta 12V
Tenha em mente que todo fio marrom é negativo/aterrado e está ligado em algum ponto da lataria. [ o pulso negativo fornecido pela UCE tem outra cor, amarelo por exemplo do shif light]
vide tópico:
viewtopic.php?f=15&t=30787#p377338

Se tiver oxidado é preciso lixar a lata no ponto de fixação do parafuso, arruelas, terminais etc4-Nos aterramentos, Devo lixar a lataria onde o fio é preso? e qual fio, do chicote pegar para reforçar o aterramento?? ( já que vou ter que chegar até ali, o negocio e reforçar tbm)
O fio do chicote que "pode" ser reforçado(se necessário) é o que entra na posição 1 do diagrama (marrom) siga pela cor onde corre o negativo e veja também o positivo que no diagrama está em preto onde ele apresenta 12V
Tenha em mente que todo fio marrom é negativo/aterrado e está ligado em algum ponto da lataria. [ o pulso negativo fornecido pela UCE tem outra cor, amarelo por exemplo do shif light]
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Re: como reforçar o aterramento do painel
Obrigado pelo esquema Waldir, ficou bem explicado.
Só de lembrar em tirar aquele cabo do velocimetro ja fico tenso, já que nao posso ficar forçando o acrilico!!!realmente soltando o cabo la na frente facilitou bastante pra mim da ultima vez, mas aquela trava que prende ele no painel é muito enjoada!!
Só de lembrar em tirar aquele cabo do velocimetro ja fico tenso, já que nao posso ficar forçando o acrilico!!!realmente soltando o cabo la na frente facilitou bastante pra mim da ultima vez, mas aquela trava que prende ele no painel é muito enjoada!!
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Re: como reforçar o aterramento do painel
Galera, preciso da ajuda preciosa de voces, retirei o painel, segue as fotos:
nessa imagem vejo os 4 fios aterrado , nao estao oxidados ou soltos, com eu já esperava!!


O circuito me parece estar, com as trilhas boas!!

talvez essa trilha em volta do soquete de iluminaçao esteje danificada, mas como uso iluminaçao com lampada neon ,acho que nao atrapalha em nada o voltimetro

a trilha que passa em cima do voltimetro esta um pouco suja, justamente a trilha numero 1-terra ( vou limpar)


vou testar tbm pra ver se chega 12v no chicote, Me ajudem alem de limpar, e reforçar o terra tem mais algo que eu possa fazer, para o ponteiro parar de dar os repiques e marcar os 14v correto ja que ele fica abaixo do meio?
nessa imagem vejo os 4 fios aterrado , nao estao oxidados ou soltos, com eu já esperava!!


O circuito me parece estar, com as trilhas boas!!

talvez essa trilha em volta do soquete de iluminaçao esteje danificada, mas como uso iluminaçao com lampada neon ,acho que nao atrapalha em nada o voltimetro

a trilha que passa em cima do voltimetro esta um pouco suja, justamente a trilha numero 1-terra ( vou limpar)


vou testar tbm pra ver se chega 12v no chicote, Me ajudem alem de limpar, e reforçar o terra tem mais algo que eu possa fazer, para o ponteiro parar de dar os repiques e marcar os 14v correto ja que ele fica abaixo do meio?
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Re: como reforçar o aterramento do painel
o voltimetro marcando menos que a metade eh um defeitinho no relogio mesmo
tem que trocar o diodo que tem nele.....
tem que trocar o diodo que tem nele.....

- waldir
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Re: como reforçar o aterramento do painel
Caramaneiro,
A minha sugestão é energizar o conector 12 e o conector 1 através de uma bateria e isto pode ser feito com garrinhas
e depois com um multímetro ou lâmpada de polarização verificar se chega 12 V e Terra nos olhais onde são encaixadas as lampadinhas.
Com cuidado vc também pode conferir como se comporta o conector de 12 posições.
Dê a partida e meça a voltagem no conector acionando o que tem que ser acionado e que faz piscar as luzes (cuidado para não dar curto com a lataria. Ponha um protetivo isolante para evitar o curto.
Todas informações do que é o que estão no diagrama que enviei em mensagens anteriores.
Estudo, calma, paciência, multímetro e ou lâmpada de polarização vão levá-lo a solução.
Reveja a solda que foi feita no olhal (foto que vc postou)
A minha sugestão é energizar o conector 12 e o conector 1 através de uma bateria e isto pode ser feito com garrinhas
e depois com um multímetro ou lâmpada de polarização verificar se chega 12 V e Terra nos olhais onde são encaixadas as lampadinhas.
Com cuidado vc também pode conferir como se comporta o conector de 12 posições.
Dê a partida e meça a voltagem no conector acionando o que tem que ser acionado e que faz piscar as luzes (cuidado para não dar curto com a lataria. Ponha um protetivo isolante para evitar o curto.
Todas informações do que é o que estão no diagrama que enviei em mensagens anteriores.
Estudo, calma, paciência, multímetro e ou lâmpada de polarização vão levá-lo a solução.
Reveja a solda que foi feita no olhal (foto que vc postou)
Editado pela última vez por waldir em 25 Jul 2014, 07:57, em um total de 1 vez.
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