Morte e Ressurreição do meu Monza

Assuntos específicos relacionados à parte elétrica, ignição e iluminação.
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Carlos A. Freire
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Re: Morte e Ressurreição do meu Monza

Mensagem não lida por Carlos A. Freire »

Josué Villon escreveu: 15 Nov 2018, 11:50 Luiz Carlos
O problema ocorre em qualquer situação.
Quando trocamos o chicote deixamos o GNV completamente desligado, rodei só na gasolina para testar. Como o problema continuou, religamos tudo novamente.

Moro na Tijuca
Trabalho no Centro
To sempre na Pavuna
Se ocorre na gasolina e no GNV, podemos descartar vários circuitos e o problema deve estar em algo comum aos dois combustíveis, como por exemplo, problema na ignição.

Agora é só monitorar o sinal de rotação do motor, a tensão positiva que entra no positivo da bobina de ignição e no HEI, bem como o aterramento do motor.

Não fique preso em peças novas, recém trocadas. Essas peças pode apresentar defeito ou serem mal aplicadas.

Já postei várias vezes aqui no fórum, o sintoma de falta de sinal de rotação do motor, sintomas e a causa. Também como fazer o diagnóstico sem precisar de equipamentos.
Também postei um problema de falta de rotação em que o defeito era da bobina impulsora da Delphi, com fios mal clipados nos terminais, causando defeito intermitente.

Entre vários tópicos sobre esse tema temos esses:
http://www.forum.monzeiros.com/viewtopi ... rdo#p25301

http://www.forum.monzeiros.com/viewtopi ... o&start=40

Abs,

Carlos Freire
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Luiz Carlos (Rio)
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Re: Morte e Ressurreição do meu Monza

Mensagem não lida por Luiz Carlos (Rio) »

- Quando acontece o problema e tento ligar o carro direto (sem desligar a chave) A CENTELHA FICA TOTALMENTE IRREGULAR.
Josué

O que você quer dizer com irregular?

Descreva como a centelha se porta quando a pane se apresenta. A cor dela, etc..
Acho que já troquei todas as peças possíveis.
- Módulo de injeção
- Módulo Hei de ignição
- Miolo de ignição
- Rotor, tampa do distribuidor, cabos e velas
- Distribuidor completo
- Chicote completo
- Etc.
Nesse Etc está incluído o comutador de ignição?
Esse componente pode apresentar mau contato devido a desgaste dos contatos físicos. Se você não o substituiu, é bom remover o mesmo e ver como está a peça.

Em mecânica não existe mistério. O que existe é pane difícil de se descobrir.
O distribuidor que você instalou é original?
Panes do circuito elétrico às vezes são difíceis de detectar. Muitas vezes é necessário fazer um ligação direta no momento em que a pane se apresenta, pois os chicotes dos nossos Monzas já tem um certa idade.

Eu perguntei sobre onde você mora porque se fosse aqui perto a gente poderia trocar umas idéias pessoalmente, e até fazer uma pesquisa de pane de preguiçoso, isto é, trocando componentes. Eu moro na Ilha do Governador.

Abs
Luiz Carlos
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mspagiari
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Re: Morte e Ressurreição do meu Monza

Mensagem não lida por mspagiari »

Este defeito é chato demais.

Tenho o monza desde 2015 e nunca apresentou defeito. Porem há uns 3 meses deu este defeito.

Primeiro era dificuldade de partida, depois pegava e morria do nada.

Até q uma vez não pegou mais.

Com ajuda do pessoal aqui, fui eliminando as hipóteses com testes.

Ressalto q todas as peças q troquei já estavam desgastadas e na hora de trocar mesmo:

Bobina NGK
Bobina impulsora
Filtro de combustivel

O problema de morrer parou (pelo menos por enquanto).

Porem qdo deixo o carro desligado por muito tempo (mais de 12 horas) as vezes ele pega de primeira, as vezes não pega.

O q faço é mexer nos conectores da bobina e do HEI, e o carro pega. OU seja, se vc trocou todas estas peças e nada... pode ser mau contato.

O problema é saber onde.

O filtro de combustivel velho ou sujo tb causa este defeito e é facil de trocar, alem de barato, verifique o seu.

Levar em "mecanico fuçador" só vai trocar peças a toa...
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Josué Villon
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Re: Morte e Ressurreição do meu Monza

Mensagem não lida por Josué Villon »

Luiz Carlos (Rio) escreveu: 19 Nov 2018, 12:19
- Quando acontece o problema e tento ligar o carro direto (sem desligar a chave) A CENTELHA FICA TOTALMENTE IRREGULAR.
Josué

O que você quer dizer com irregular?

Descreva como a centelha se porta quando a pane se apresenta. A cor dela, etc..
Acho que já troquei todas as peças possíveis.
- Módulo de injeção
- Módulo Hei de ignição
- Miolo de ignição
- Rotor, tampa do distribuidor, cabos e velas
- Distribuidor completo
- Chicote completo
- Etc.
Nesse Etc está incluído o comutador de ignição?
Esse componente pode apresentar mau contato devido a desgaste dos contatos físicos. Se você não o substituiu, é bom remover o mesmo e ver como está a peça.

Em mecânica não existe mistério. O que existe é pane difícil de se descobrir.
O distribuidor que você instalou é original?
Panes do circuito elétrico às vezes são difíceis de detectar. Muitas vezes é necessário fazer um ligação direta no momento em que a pane se apresenta, pois os chicotes dos nossos Monzas já tem um certa idade.

Eu perguntei sobre onde você mora porque se fosse aqui perto a gente poderia trocar umas idéias pessoalmente, e até fazer uma pesquisa de pane de preguiçoso, isto é, trocando componentes. Eu moro na Ilha do Governador.

Abs


O que você quer dizer com irregular?

Descreva como a centelha se porta quando a pane se apresenta. A cor dela, etc..

Luiz Carlos
Lembro que somente uma vez ocorreu o problema quando estava conversando com o eletricista e com o carro ligado, imediatamente ele tirou o cabo de uma vela, colocou uma vela extra para testar, liguei o carro sem retornar a chave. A centelha não tinha a frequência de "estalos" (tipo tec, tec, tec...) ela estava bem mais rápida e aparentemente irregular, não reparei na cor dela.
Novamente ele fez o teste com o cabo central que entra na tampa do distribuidor e deu o mesmo problema.
DURANTE O TESTE A CENTELHA NORMALIZOU e não tinha mais como testar.
Ele emprestou uma bobina nova e eu saí com o carro. Antes de chegar em casa... puf! Apagou o motor novamente, parou na rua e tentei ligar direto (sem desligar a chave), não funcionou. Desliguei e liguei a chave, funcionou perfeitamente.
É mole?
"...Esforça-te, e tem bom ânimo; não temas, nem te espantes; porque o Senhor teu Deus é contigo, por onde quer que andares."
Josué 1:9
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Josué Villon
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Re: Morte e Ressurreição do meu Monza

Mensagem não lida por Josué Villon »

Mais um detalhe:
Nesse Etc está incluído o comutador de ignição?
Esse componente pode apresentar mau contato devido a desgaste dos contatos físicos. Se você não o substituiu, é bom remover o mesmo e ver como está a peça.


Eu escrevi "Miolo de Ignição" errado. O certo é "Comutador de Ignição".
Já troquei sim!

Acho que já troquei todas as peças possíveis.
- Módulo de injeção
- Módulo Hei de ignição
- Miolo de ignição
- Rotor, tampa do distribuidor, cabos e velas
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- Etc.
"...Esforça-te, e tem bom ânimo; não temas, nem te espantes; porque o Senhor teu Deus é contigo, por onde quer que andares."
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Re: Morte e Ressurreição do meu Monza

Mensagem não lida por Josué Villon »

Muito obrigado a todos!
Estou anotando tudo e vou levar o relatório na próxima segunda. Até o dono da oficina está aguardando essas informações que vocês estão me passando.
Se tiverem mais informações podem passar, é muito útil!

Sinto falta de Encontros aqui no RJ.
Se quiserem marcar alguma coisa seria legal, mesmo que com poucos Monzeiros.
Meu horário de trabalho é "mucho loco" mas tento dar um jeito.

Abraços!!!
"...Esforça-te, e tem bom ânimo; não temas, nem te espantes; porque o Senhor teu Deus é contigo, por onde quer que andares."
Josué 1:9
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Carlos A. Freire
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Re: Morte e Ressurreição do meu Monza

Mensagem não lida por Carlos A. Freire »

Josué Villon escreveu: 22 Nov 2018, 15:41
Sinto falta de Encontros aqui no RJ.
Se quiserem marcar alguma coisa seria legal, mesmo que com poucos Monzeiros.
Meu horário de trabalho é "mucho loco" mas tento dar um jeito.

Abraços!!!
Pelo que sei o pessoal do RJ faz encontros todos os meses.

https://www.facebook.com/groups/520269608006245/

Abs,

Carlos Freire
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
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mspagiari
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Re: Morte e Ressurreição do meu Monza

Mensagem não lida por mspagiari »

Não esqueça de verificar filtro de combustivel e se não há obstrução nas mangueiras.

Depois q troquei o filtro, não morreu mais.
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